Oops! This site has expired. If you are the site owner, please renew your premium subscription or contact support.

  Valor Intrínseco

Click here to edit subtitle

 

Ferramentas para o Investidor Pessoa Física

Nessa seção você encontrará algumas dicas de sites com para o investidor pessoa física. Os investidores profissionais possuem acesso a ferramentas como o Bloomberg, AE Broadcast, Economática, Thomson Reuters, etc que são realmente muito boas. Felizmente, hoje, o investidor pessoa física já tem ao seu dispor alguns sites que podem ajudá-lo bastante a se manter relativamente bem informado e a realizar sua pesquisa e análise de empresas.

Em geral, a seção de Relação com Investidores do site da empresa que se está analisando é uma ótima fonte de informação. Além dos demonstrativos e comunicados, você também encontrará, muitas vezes, os replays dos conference calls e apresentações. É onde você deveria passar boa parte do tempo! Além disso, sites de associações da indústria em análise no Brasil e fora também costumam ser úteis. Para ser bem sucedido em sua empreitada, há que se cavar um bom volume de informação!

Aí vão alguns sites que acredito ajudarão bastante. Existem muitos outros, mas acho que esses formam uma ótima base:

Sites Brasileiros:

Bovespa
O primeiro site é o site da própria Bovespa, onde o investidor encontrará todos os demonstrativos de resultados (ITRs, DFPs, Formulários de Referência, etc), fatos relevantes, apresentações, etc.  O site tem ainda uma página chamada Plantão Empresas, onde você encontrará notícias sobre todos os fatos relevantes, comunicados, dividendos, etc  anunciados no dia e poderá ainda fazer buscas sobre as notícias dos últimos trinta dias.

Fundamentus
Tirando a própria página da Bovespa, é o melhor site que conheço para o investidor brasileiro que realmente quer levar a tarefa a sério! No site você encontrará um resumo dos fundamentos básicos de todas as empresas, gráficos com a evolução das principais contas do balanço e do demonstrativo de resultados no tempo e ainda a evolução do retorno sobre o patrimônio líquido e sobre o capital investido. Você poderá ainda baixar os balanços das empresas em Excel e conferir os gráficos com a evolução das cotações. Ah, o site ainda tem uma ótima ferramente de screening, onde você poderá buscar ações com os atributos clássicos do value investing (preço/lucro, preço/valor contábil do PL, EV/EBIT, etc) e muitos outros. Vale conferir!!

Reuters Brasil
Ótimo site grátis com notícias sobre o mercado brasileiro. O site internacional também é muito bom.

Exame
Não preciso dizer que a Revista Exame é uma das principais revistas de negócios do país. Ótima fonte de conteúdo, o site tem muitas das matérias da revista e conta ainda com uma publicação diária, 10 notícias para lidar com os mercados, que geralmente sai por volta das 9:30 hs e  é um bom resumo das principais notícias do dia.

Valor Econômico
É o principal jornal de negócios e finanças brasileiro. Leitura obrigatória para o investidor sério. O site, no entanto, é um pouco restrito para quem não é assinante.

Infomoney
O Infomoney é um site abrangente, com muita informação. O site tem uma coisa que realmente gosto: sua parte de gráficos é muito bem feita, permitindo ao investidor fazer gráficos de spread (desempenho de uma ação vs outra) que, apesar de ser algo expremamente útil, não é algo fácil de se encontrar na web. O site tem também um bom calendário de divulgação de resultados das empresas brasileiras.

Comparação de Fundos

Uma ferramenta muito útil e fácil de usar, que permite comparar diversos fundos de investimento , seus históricos de rentabilidade, patrimônio, índice Sharpe, etc.


Banco Central do Brasil
O site do BC tem muita coisa legal para quem está interessado nos rumos da economia. As Atas do Copom e os Relatórios de Inflação mais recentes geralmente estão já na primeira página.

IBGE
No site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística você encontrará os dados detalhados das principais dados da economia brasileira. Dados como PIB, Produção Industrial, IPCA,  vendas do comércio, etc, todos contam com releases detalhados e alguns com apresentações resumindo os destaques.

Poster Eletrônico do Ibovespa em Dólar do Enfoque
Esse gráfico do Ibovespa em dólar, desde 1963 até os dias de hoje, feito em escala logarítimica, é muito legal. Nele, além do gráfico em si, você poderá ver os principais eventos de cada período, crescimento do PIB, as moedas vigentes, informações sobre quem governava o Brasil e sua equipe econômica. Muito divertido mesmo!

ADVFN
O Site da ADVFN oferece cotações em tempo reais por alguns segundos, além de algumas ferramentas gráficas. É o único site que conheço que permite acesso a cotações sem atraso, mesmo que por pouco tempo. Exige cadastramento.

Fora do Brasil, me limitarei a uns poucos sites, já que não se trata do foco da maioria dos usuários do Valor Intrínseco. Vale lembrar que investir é uma atividade globalizada e olhar o que está acontecendo em setores e empresas fora do Brasil é muito importante. Já no século 19, o Barão de Mauá fazia isso muito bem, inclusive tendo aberto o capital de algumas de suas empresas brasileiras em Londres. O trio da Ambev também fez muito isso ao longo do tempo, buscando melhores práticas no mundo todo, com casos famosos como a Goldman Sachs e o WalMart, que inspiraram a estruturação da gestão do Banco Garantia e das Lojas Americanas.  É importante levar em consideração que  vários setores com peso importante nos principais índices brasileiros, como petróleo, mineração, siderurgia, papel e celulose, etc, são setores globalizados, cujos fundamentos dependem em grande parte de fatores acontecendo fora da economia brasileira. Olhar os comparáveis dessas empresas fora do Brasil é fundamental!

Sites fora do Brasil:

Whale Wisdom
Esse site fantástico permite que você acesse, sem cobrar nada, as maiores posições dos principais investidores/hedge funds no mercado americano. Você pode ainda escolher uma ação, e descobrir quais casas estão posicionadas na empresa. Além disso, é possível fazer backtesting da performance das casa de investimento ou mesmo de um conjunto delas - tudo através dos dados nos 13f files.

Bloomberg
O site da Bloomberg é uma ótima fonte de informação. Eles tem ainda uma excelente app para celular. Para várias empresas, brasileiras inclusive, é possível encontrar dados como o consenso de estimativas de lucro para o mercado. A parte de gráficos tam´bem é relativamente boa e, além das notícias do dia a dia, o usuário tem acesso também as matérias da Bloomberg Magazine, que são excelentes!

Morningstar
O site da Morningstar é muito bom para se obter informações resumidas sobre as empresas americanas - talvez o melhor da atualidade.

Wikinvest
Site tem melhorado bastante nos últimos anos, tendo ganhos vários prêmios. Vale conferir!

Value Multiples by Sector
Tabela com múltiplos EV/EBITDA por indústria, atualizados regularmente, do professor da NYU Aswath Damodaran.
Nasdaq
O site da Nasdaq é muito bom quando se trata de obter informações contábeis das empresas americanas. Basta digitar o código e você terá acesso a gráficos e, mais importante, um excelente resumo histórico das principais contas de resultado nos últimos cinco anos

YCharts
O YCharts é uma ferramenta fantástica, tanto de screening, quanto gráfica. Com viés fundamentalista, o site permite ao usuário construir gráficos de até 10 anos (sem pagar) de diversas contas de interesse como: lucro por ação, valor contábil do patrimonio líquido, price to book, ROE, margens operacionais etc. Recentemente deixou de disponibilizar boa parte de seus recursos de forma gratuita, o que diminuiu bastante o apelo da parte livre de custos.

Macrotrends
Esse é um site com gráficos históricos muito bem feitos sobre diferentes temas econômicos. Vários gráficos interessantes combinando dados econômicos e de mercado. Vale conferir!